quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mídia - Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis

A idéia de novidades tecnológicas, diversos meios de comunicação, criados a partir do domínio técnico e das ondas eletromagnéticas , nos faz perceber o mundo que passa cada vez mais por mudanças , a tal ponto de nos fazer perceber que transformá-lo através de novos equipamentos tecnológicos é preciso que haja uma reflexão sobre quais mídias se faz realmente necessário para as nossas necessidades tanto pessoais quanto coletiva.Uma vez que escola, família ,grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços coletivos e socializadores de reflexão e respeito do Projeto Político e econômico das mídias uma vez que cada dia mais pessoas se preocupam em mudar a vida das mídias ,como é o caso do you tube, celulares e computadores no cardápio comunicacional brasileiro em especial dos jovens.
Pesquisa mostram que cada vez mais as pessoas investem mais tempo vendo TV e navegando na web do que lendo, dando maior valor aos textos visuais e as formas de de comunicação das diversas mídias.
Autores como Oesterreicher defende que devemos tomar cuidado para não separarmos textos orais dos escritos como se fossem diferentes, para ele é possível que a linguagem da TV, do vídeo do filme, do computador, se caracteriza como um processo semiológico. Já Silverstone (2003,p.58) que alerta para se ler na mídia implica tanto numa leitura de textos escritos, quanto dos textos sonoros ou visuais, havendo necessidade do letramento em relação aos textos impressos promovidos a jovens e adultos para auxiliá-los a ler e escrever de forma autônoma, crítica/criativa. Já Bellon i(2003,p.7) constata que a introdução das tecnologias de informação ao longo do sec20.trouxe mudança nos modos de acesso ao conhecimento,de relacionamento inter-pessoal nos vários processos sociais.
Porcher e Fridman, destaca que deveria ser de interesse da escola, usar as mídias e refletir junto com os alunos sobre o modo de como usar as tecnologias de informação e comunicação (TIC,s) e educação dentro de três dimensões :Como ferramentas pedagógicas,como objeto de estudo e como veículo de expressão, pois os jovens não precisam só aprender a ler, más também escrever através dos meios de comunicação do seu tempo.
Abordagens para trabalhar Mídias Educação Escolar mostra a proposta criada por Bristish Institute (BFI) , par uma abordagem curricular das mídias nas escolas primarias inglesas , difundas por Bagalgette (1992), estando baseada em seis conceitos:
Agência - Pensar a respeito de quem age na construção dos textos midiáticos, importantes para buscar incluir as contestações , as negociações e influencias internas e externas a produção de mídias junto aos alunos de forma coletiva e reflexiva auxiliando na compreensão dos textos midiáticos,
Categorias - Representação através de notícias, esportes, novelas,documentários,programas humorísticos, fornecendo compreensão iniciais e na reflexão de como as categorias produzem expectativas, permitindo descobrir o que acontece quando se altera ou inverte as convenções.
Tecnologia - É importante porque altera não somente o texto em sí como também a audiência a quem os textos podem chegar. Pode ser feita com as tecnologias disponíveis.
Linguagens - Através delas os textos midiáticos são construídos em cada mídia, e deve ser estimulado nas crianças o observar e pensar a respeito das características que estão presentes, ao invés de pensar diretamente para interpretação e a avaliação.(BAZAlGETTE,1992,p.212).
Audiências - constroem um sentido a partir dos textos midiáticos, que irão auxiliar na compreensão de como os textos podem ser construídos.
Representação - O pressuposto básico aqui é o de que todos os textos - não só os produzidos pela mídia , são construídos .Os textos apresentam pontos de vista do mundo, construídos por pessoas.


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